sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Informação!!

"(...) todo professor iniciante, após o curso universitário, deveria realizar um ou dois anos de experiência remunerada, acompanhada por professores mais experientes e por outros especialistas da escola. Uma espécie de "residência pedagógica" à semelhança da residência médica."

Fonte: LARIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos

4 comentários:

  1. Eu concordo, Celsa. Assim como existem os hospitais das clínicas. Em alguns estados há as chamadas escolas modelo. Mas, as iniciativas são raríssimas e estão muito longe de atender a demanda de formação dos universitários concluintes e/ou dos recém formados.

    ResponderExcluir
  2. Creio Idalina, se "residência pedagógica " fosse oferecida,o caminhar pedagógico era bem diferente. Menos sofrido. Falo como conhecedora de causa.
    Celsa

    ResponderExcluir
  3. Oi Celsa, parabéns pelo blog!

    O período de experiência faz parte do processo de formação em todas as áreas de atuação. Esse mecanismo fortalece e assegura ao novo profissional a enfrentar as situações adversas que surgem naturalmente com o exercício da profissão. Percebe-se que em certas áreas como a de saúde, os estágios acontecem num período muito maior, possibilitando a esses profissionais chegarem ao mercado de trabalho muito mais seguros. Já os profissionais da educação! “Chegamos à escola com a cara e a coragem”, a experiência acontece com o passar dos anos. Caímos e levantamos muitas vezes...É preciso muita força, coragem, perseverança. Muitos não suportam a pressão e deixam a profissão no meio do caminho, outros mais resistentes, persistem como num ato heróico.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Celsa, esta ideia é muito importante e precisa ganhar força.É fundamental o contato do recem formado com os enfretamentos da rotina de uma escola, nada melhor do que a prática para o aperfeiçoamento, o melhor exemplo é a nossa própria caminhada na profissão ano a pós ano mais sabedoria.Eu tenho como minha melhor universidade o Colégio Estadual de Palmas, foi lá que entendi o que é, como fazer e para quem fazer a educação acontecer. Abarços e sucesso!

    ResponderExcluir