"(...) todo professor iniciante, após o curso universitário, deveria realizar um ou dois anos de experiência remunerada, acompanhada por professores mais experientes e por outros especialistas da escola. Uma espécie de "residência pedagógica" à semelhança da residência médica."
Fonte: LARIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos
Eu concordo, Celsa. Assim como existem os hospitais das clínicas. Em alguns estados há as chamadas escolas modelo. Mas, as iniciativas são raríssimas e estão muito longe de atender a demanda de formação dos universitários concluintes e/ou dos recém formados.
ResponderExcluirCreio Idalina, se "residência pedagógica " fosse oferecida,o caminhar pedagógico era bem diferente. Menos sofrido. Falo como conhecedora de causa.
ResponderExcluirCelsa
Oi Celsa, parabéns pelo blog!
ResponderExcluirO período de experiência faz parte do processo de formação em todas as áreas de atuação. Esse mecanismo fortalece e assegura ao novo profissional a enfrentar as situações adversas que surgem naturalmente com o exercício da profissão. Percebe-se que em certas áreas como a de saúde, os estágios acontecem num período muito maior, possibilitando a esses profissionais chegarem ao mercado de trabalho muito mais seguros. Já os profissionais da educação! “Chegamos à escola com a cara e a coragem”, a experiência acontece com o passar dos anos. Caímos e levantamos muitas vezes...É preciso muita força, coragem, perseverança. Muitos não suportam a pressão e deixam a profissão no meio do caminho, outros mais resistentes, persistem como num ato heróico.
Sucesso!
Oi Celsa, esta ideia é muito importante e precisa ganhar força.É fundamental o contato do recem formado com os enfretamentos da rotina de uma escola, nada melhor do que a prática para o aperfeiçoamento, o melhor exemplo é a nossa própria caminhada na profissão ano a pós ano mais sabedoria.Eu tenho como minha melhor universidade o Colégio Estadual de Palmas, foi lá que entendi o que é, como fazer e para quem fazer a educação acontecer. Abarços e sucesso!
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